Nota de Falecimento – Niéde Guidon
É com profundo pesar que a Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM comunica o falecimento, nesta 4ª. feira 04 de junho, de sua Presidente Emérita, Niéde Guidon aos 92 anos.
A seu pedido o governo brasileiro criou o Parque Nacional Serra da Capivara no Sudeste do Piauí, região que dedicou toda sua vida a preservar mais de 1.200 sítios arqueológicos e que guardam a maior concentração de pinturas rupestres do mundo, as mais antigas evidências da presença humana nas Américas e a riqueza da Caatinga revelada pela sua flora e fauna.
Ferrenha em transformar a realidade local como a única forma de preservar tão rico patrimônio, sob a sua garantia pessoal, solicitou a UNESCO que o Parque fosse alçado à Patrimônio Cultural da Humanidade em 1991. Construiu inovador modelo de desenvolvimento regional para o semiárido baseado na ciência, na geração de emprego e renda, criando e investindo em atividades não predatórias e sustentáveis, na educação, na saúde e formação de novos pesquisadores e técnicos.
Entre cientistas e arqueólogos(as) de maior prestígio mundial, recebeu prêmios e reconhecimento do governo brasileiro e de diversos países e instituições de pesquisa mundiais e nacionais. Enfrentou com dados e comprovações científicas a discordância das datações humanas para as Américas. Formou centenas de pesquisadores em arqueologia e em outras áreas do conhecimento que dão seguimento ao seu trabalho, com todo o rigor e excelência que jamais abriu mão.
Ciente de que o patrimônio cultural e natural regional só poderia ser preservado se a população local pudesse reconhecer sua importância e dela construir uma nova forma de viver criou, em 1996, a Fundação Museu do Homem Americano, sediada em São Raimundo Nonato, onde construiu sua casa e viveu até sua morte.
Deixa para a ciência, para a conservação da biodiversidade brasileira e para os jovens, enorme legado de conhecimento, coragem e determinação de que o trabalho em equipe com rigor, o bom uso dos recursos e honestidade constroem sonhos.
Para toda a sociedade deixa exemplos e os Museus do Homem Americano e o Centro de Pesquisas da Fumdham, em São Raimundo Nonato, e o Museu da Natureza, em Coronel José Dias, que sintetizam todos os anos de trabalho e mantém todo o acervo regional.
Para todos nós que tivemos a honra do convívio e aprendizagem nas conversas, nas escritas das dissertações, teses e projetos, e também nos trabalhos fundamentais para preservar todo o patrimônio para o qual dedicou sua vida, aqueles que juntos, colocaram suas mãos e corações nas escavações, na construção das estradas, aceiros, poços e escolas, nas guaritas, na defesa dos animais e das plantas, no combate aos incêndios, na vigilância do Parque e nas conversas sob o luar da Caatinga, resta o mais profundo orgulho e agradecimento.
Seguimos seu legado como ela sempre quis e orientou, em prol da conservação do patrimônio cultural e da biodiversidade da Caatinga e de todo o país.
O sonho da Niéde existe, foi construído, e se chama Serra da Capivara.
FUMDHAM, 04 de junho de 2025
Dia 04/05/2025
Mais notícias