Museu da Natureza já registrou 13 mil visitantes

Inaugurado no dia 18 de dezembro do ano passado, o Museu da Natureza, localizado no município de Coronel José Dias, no Sul do Piauí, já registrou a presença de mais de 13 mil visitantes. O Museu foi construído nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato e fica localizado a 524,3 quilômetros de Teresina.

O museu conta a história da região. A diretora Rosa Trakalo, diretora do Museu da Natureza, foi entrevistada, por telefone, pelo radialista Josafá Torres, no Programa ‘fogo Cruzado’, desta terça-feira (05). Ela diz que está surpresa com o grande número de visitantes. “A procura tem sido surpreendente. A grande maioria dos visitantes é de pessoas que moram na região. São pessoas de todas as idades e o museu agrada a todo tipo de público”, diz a diretora do Museu.

O prédio do Museu, segundo Rosa Trakalo, conta com mais de quatro mil metros quadrados de área construída e a exposição tem 1600 metros quadrados, divididos em 12 salas, com tudo muito moderno e muita tecnologia. O espaço também conta com restaurante, loja, sala de administração e auditório.”O museu é todo dedicado à natureza e explicado de uma forma que todo mundo entenda”, observou.

O Museu da Natureza emprega, diretamente, 13 pessoas da região, através de terceirização em um processo de seleção com entrevista e currículo. Os recursos para a construção do Museu são do BNDES, à fundo perdido, o que levou, de acordo com a diretora do Museu, muito anos de tramitação. O custo total da obra foi de R$ 13,8 milhões. Em relação à acessibilidade para chegar ao local, Rosa Trakalo disse que a estrada é asfaltada até as proximidades do Museu, e que é muito importante o funcionamento do aeroporto, para facilitar ainda mais a visitação.

“Eu, pessoalmente, acho que o aeroporto precisa funcionar, e não somente para trazer pessoas para visitar a região. A própria população local viaja muito e seria muito importante. Falta ainda hotelaria, que não é muito grande,mas aos poucos a gente vai mudando e melhorando”, comentou.

Ela citou ainda como uma das maiores atrações do lugar, a vista do museu, que pode ser observada através de um mirante. Ela disse também que o Museu da Natureza não dispõe de nenhum recurso público e que é cobrado o valor de R$ 30 para visitação, com desconto para estudantes, crianças e idosos. Todo o dinheiro arrecadado é para pagar os salários dos funcionário e manter o museu.

fonte: https://www.meionorte.com/amp/noticias/museu-da-natureza-ja-registrou-13-mil-visitantes-354458

Mais notícias