Parceria

O Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura está em parceria com a Fumdham na manutenção dos museus no intuito de reabri-los no período pós pandemia.

O Instituto Vale está apoiando o projeto “Modernização e equipagem de museus e equipamentos culturais”, no contexto da Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC 205073), as atividades previstas incluem serviços de manutenção e preparação do Museu do Homem Americano e do Museu da Natureza para a eventual reabertura nos próximos meses. Após mais de um ano fechados várias ações se fizeram necessárias.

O Museu do Homem Americano foi inaugurado em 27 de julho de 1998, na cidade de São Raimundo Nonato, Pi, apresenta os resultados desses anos de pesquisas interdisciplinares desenvolvidas pela FUMDHAM. Sua concepção levou em consideração que a pré-história e a arqueologia são ciências que sofrem mutações rapidamente à medida que as pesquisas permitem que novos vestígios sejam descobertos. Como exemplo temos a área da evolução da família dos Hominídeos em constante mudança em razão de descobertas que são feitas em diversas partes do mundo.

As escavações feitas em sítios descobertos na região do Parque Nacional aportaram uma saga de novos conhecimentos que aprimoraram o nosso sobre o processo de evolução cultural.

O Museu comportava, incialmente, uma exposição que mostrava todo o processo geológico de formação da região, fauna, flora, as origens de Homo sapiens, sua chegada ao sudeste do Piauí, mostrando, ao final o desenvolvimento tecnológico e cultural dos povos que aqui viveram desde há 100.000 anos.

Através dos anos o volume de conhecimento foi aumentando de tal modo que, se fez necessário atualizar a exposição, em diversas oportunidades. Na última atualização em 2009, a FUMDHAM foi obrigada a eliminar toda a parte referente à geologia, fauna e flora regionais. Deste modo a rica coleção de fósseis, que conta, inclusive, com espécies novas, não pode mais ser vista pelo público, assim nasceu a ideia do Museu da Natureza.

A FUMDHAM elaborou, então, um projeto destinado a fundamentar a construção e instalação do Museu da Natureza, onde os visitantes pudessem ver como se formou a região, as mudanças pela qual passou e como chegou até a situação atual. Além do aspecto informativo, esse Museu teria também um grande papel educativo pois devia mostrar que a natureza muda, que o homem não pode reter seu curso e que deve procurar viver sem agredi-la.

Localizado no Município de Cel. José Dias, nas proximidades do Parque Nacional Serra da Capivara, foi inaugurado em 18 de dezembro de 2018 e funcionou até março de 2020, no início da pandemia.

Em linhas gerais o Museu foi pensado para transmitir aos visitantes as sensações que se experimentam quando se entra na natureza, seguindo uma linha de tempo, acompanhando as eras geológicas e as mudanças originadas como consequência das transformações geológicas, climáticas e biológicas.

As técnicas de exposição misturam modernas técnicas audiovisuais, com exposições de objetos, mantendo sempre o conceito de interatividade e participação do visitante. O roteiro de exposição foi elaborado estabelecendo diversas etapas de visita, em cada uma são mostrados os diferentes fenômenos de forma didática, lúdica e clara.

 

Mais notícias